Medo: quando protege e quando paralisa sua vida

Palavra curta, mas que possui grande força e provoca fortes impactos, o medo tem níveis de classificação desde o benéfico que é aquele que te faz progredir e avançar impedido o a comodismo e a zona de conforto ao prejudicial, aquele que te trava e te impede, sendo tão agressivo que pode gerar traumas, inseguranças e até doenças psicológicas, fato que tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade atual.

O medo faz parte do nosso dia-a-dia e do cotidiano de todas as pessoas, e é dosado não apenas de uma pessoa para outra, mas de uma área da vida para outra na mesma pessoa, algumas pessoas por exemplo possuem muita confiança em determinadas áreas da vida e muito medo em outras áreas. Aprendemos a nos firmar em coisas concretas e tudo que gere um pouco de incerteza serve de gatilho para o medo se instaurar.

O medo prejudicial

O medo prejudicial é aquele que te impede de prosseguir com seus projetos, de continuar acreditando em seus sonhos, te rouba o sentindo da palavra esperança. Muitas vezes isso é provocado por uma notícia ruim ou uma má experiência passada dentro do mesmo contexto, as incertezas daquilo que está para fazer ou até mesmo incertezas sobre a própria vida e o que será do dia vindouro.

Já dizia os mais experientes “tudo em excesso é sobra”, com o medo não é diferente o seu excesso tem sido responsável por muitas crises existências e crises de ansiedade, em uma geração tão individualista e que visa apenas o próprio bem-estar, pessoas cada vez mais adoecem por conta disso.

Como vencer o medo

Mas como lidar com o terro do medo?

Com as incertezas da vida? Tem como se isentar do medo? A resposta mais coerente para isso é: Não há como se isentar do medo, o segredo está em aprender a gerenciá-lo para que ao invés de vilão ele torne-se seu propulsor, sim, isso mesmo que leu, o gerenciamento correto do medo pode transformar algo aparentemente ruim em algo bom, tudo depende da dosagem desse medo e da forma como você encara as coisas.

O princípio de tudo é não ser usado pelo medo, mas usá-lo em seu favor, como isso é possível? Vamos citar alguns exemplos: Tem medo do fracasso? Gerencie esse medo, faça com que isso nunca te deixe estagnar na zona de conforto, trabalhe, se aprimore, não tenha medo do novo e nem de arriscar, algumas oportunidades só são alcançadas por aqueles que mesmo com medo não se omitem e arriscam, vão além, e tenha consigo a certeza de que nem sempre dará certo, e tudo bem com isso a vida é assim, perdemos hoje e ganhamos amanhã.

Uma notícia ruim ou um acontecimento te trouxe incertezas de como será a vida? Não permita que isso te domine você é bem mais forte do que pensa, nem todos os dias o sol brilha, mas isso não quer dizer que ele não esteja lá para você, mude a perspectiva, olhe por outro lado, você está vivo (a) tem dádiva maior que essa? E se tem vida tudo pode ser reconstruído, recomeçado, o sentido das coisas pode ser reescrito, use esse medo para lembrar que sua vida passou a ter ainda mais sentido, pois agora entende melhor o valor que ela possui, o domine, o encare de frente e nada irá te desanimar.

Lidando com as incertezas

Afinal o que na vida é certo mesmo? A morte, a única certeza plena que temos, então planeje bem o seu futuro, mas cuidado o excesso de futuro gera ansiedade e isso atrapalha a sua jornada, apenas planeja e siga o planejado, mas esteja sempre atento às oportunidades, mantenha os pés firmes no chão, mas deixe a sua mente voar e aproveitar o seu hoje até porque é o único espaço de tempo que te permite fazer alguma coisa então não o desperdice preocupado com tempos que ainda não chegaram, o amanhã é construído com as atitudes de agora.

Todos, sem exceções, temos medo e para quase tudo em nossas vidas, a única diferença é que algumas pessoas já aprenderam a gerenciar esse medo e o utilizam em seu próprio benefício, entenderam que a vida não é uma corrida, mas uma leve caminhada com pontos onde se faz necessário acelerar um pouco e outro onde faremos o oposto. Nem tudo ocorre no mesmo tempo para todo mundo, não se compare com ninguém, apenas seja o protagonista da sua própria história e não deixe o medo te impedir de fazer o que se há de mais importante na vida, que é viver!

Como lidar com o medo

Lembrete

Lembre-se, ser corajoso não é o mesmo que não possuir medos, todo corajoso da vida tem os seus medos, mas o medo não os impedem de viver, tomar decisões e acreditar, acreditar que as coisas podem dar certo, que a vida pode melhorar sim, mas não são escravos disso, levam com leveza um dia de cada vez, todos temos problemas, e tudo bem com isso, superação é algo que todos temos em comum, acredite nisso.

Post anterior
Próximo post

Uoston Santos

Psicanalista e Escritor

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba gratuitamente um E-book para destravar a sua vida emocional.

Livros Recomendados: