Como ter uma espiritualidade real e se encontrar

Uma forte corrente teológica, acredita que o homem existe em três níveis de existência: corpo, alma e espírito, sendo o corpo a habitação de ambos, a alma responsável por nossos sentimentos e sensações e o espírito como um ponto de equilíbrio, o nosso contato com cosmos, o sobrenatural, o invisível, o qual, por sua vez, dentro de uma perspectiva cristã, veio de Deus, o criador de todas as coisas.

Sendo assim, a espiritualidade é a tendência do ser humano em dar cada vez mais voz e vez ao seu próprio espírito, conhecendo as suas vontades e práticas e agindo segundo sua força espiritual, se conectando com o seu eu interior e com o criador de todas as coisas, pois o espírito sempre buscará atender as vontades do criador.

Agostinho de Hipona via a espiritualidade como a busca interior pela verdade que é Deus, expressa em sua famosa oração “Fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti”. Para ele, espiritualidade é o movimento da alma em direção ao Criador.

Um relacionamento puro, não interesseiro, genuíno e sincero com Deus, é o alvo da espiritualidade, e esse relacionamento sempre nos levará a estabelecer relações de amor e afeto com as pessoas. Eu sei que assim como você, muitas pessoas associam espiritualidade com manifestações vistas em muitas igrejas, principalmente de segmento neo pentenscostal, mas no fundo, verás que não tem muita relação.

A construção de uma espiritualidade genuína.

Espiritualidade

Para construir uma espiritualidade genuína, primeiro é necessário um mergulho para dentro de si, está bem resolvido quanto a suas crenças e a sua fé, esse é passo é o mais importante, porque ele apontará o caminho para todo o resto, espiritualidade antes de tudo, também é autoconhecimento.

Sendo assim, uma vez estabelecida a sua fé e crença, o passo seguinte é um aprofundamento nos pilares da fé, o que para o Cristão representa o aprofundamento no próprio Deus criador, o que só é possível por meio do estudo diário da Bíblia sagrada. A bíblia é um dos livros mais antigos do mundo, o mais vendido e traduzido de toda a história, sua sabedoria é inestimável e apesar dos anos, traz questões da atualidade como se acabasse de ser escrita.

Após um mergulho de autoconhecimento e entendimento de que é por meio do estudo da bíblia que teremos uma compreensão melhor da figura de Deus e da sua vontade, o passo seguinte é colocar em prática aquilo que é ensinado pelas escrituras. Perceba que não me refiro a religião A ou B, mas aquilo que está registrado nas escrituras sagradas.

Em Mateus 22:37, Jesus deixa claro o que é necessário ser observador para ter uma espiritualidade plena, ele disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”. Este é o primeiro e maior mandamento, o segundo é semelhante a este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Dois mandamentos que resumem a espiritualidade e possuem algo muito poderoso em comum, o amor. Saberás que está se tornando alguém mais espiritual, quando começar a amar cada vez mais as pessoas, e isso não se aplica ao amor pelos que conhece, mas pelos desconhecidos, a comoção pela dor de pessoas que você não sabe sequer o nome.

Teste de espiritualidade:

Pegue um papel e caneta, começa a anotar a quantidade de vezes que você ajudou alguém no último ano, quantos desses eram conhecidos, quantas vezes você aceitou passar por “errado” para evitar um problema maior, quantas ações de caridade (fazer sem esperar nada em troca) você realizou. Quanto menor o número, menor é o nível da espiritualidade que você tem vivido.

O que as pessoas pensam que é espiritualidade:

  • Está sempre presente em cultos religiosos.
  • Manifestação de dons espirituais
  • Mudança de vestimentas
  • Postar versículos bíblicos em redes sociais.

O que realmente é espiritualidade:

  • Ações de caridade
  • Amar ao próximo
  • Sempre pronto para ouvir e tardio no falar
  • Aceitar repreensão sem contestar
  • Ter compaixão ao invés de julgamento
  • Mudança de conduta e comportamentos.
A verdadeira espiritualidade

Conclusão

Por fim, entendemos que a verdadeira espiritualidade será expressa na maneira como trata o outro, em como lidar com seus conflitos e problemas, e a forma como você enxerga a vida. Como ter uma espiritualidade real e se encontrar, dependerá muito da ideia que cada um tem sobre o que é de fato espiritualidade, a compreensão cristã apresenta a espiritualidade como o meio pelo qual o homem busca um relacionamento para com Deus, conhecendo assim os seus atributos e sua vontade. Quanto mais espiritual eu sou, mais humano me torno, foi esse o exemplo dado por Jesus Cristo.

Deixe o seu comentário sobre o assunto, aqui você é livre para expressar a sua opinião, de forma respeitosa e objetiva.

Leia também: Como identificar a surdez emocional

Post anterior
Próximo post

Uoston Santos

Psicanalista e Escritor

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba gratuitamente um E-book para destravar a sua vida emocional.