Aprenda como orar e mudar a sua espiritualidade

O que é orar?

De forma objetiva, podemos dizer orar é conversar com Deus. A etimologia da palavra ORAÇÃO – do Latim oratio, “fala, discurso”, de orare, “pedir, rezar”, um derivado de os, “boca”, já que esta costuma ser o instrumento usado com esse fim. Para o cristão, a oração é o meio pelo qual ele estabelece uma comunicação verbal com Deus.

Na ideia cristã, a oração não é um monólogo onde orador apresenta à Deus as suas súplicas e pedidos e logo a finaliza, a oração vai além disso, seria ela um diálogo entre duas pessoas, o orador e Deus que é o alvo da sua oração, e como em todo bom diálogo, ambas as partes têm o seu momento de fala durante essa conversa.

Os discípulos de Jesus, certa feita o perguntaram como deveriam orar (Lucas 11:1) e é nessa hora que Jesus os ensina a mais famosa oração bíblica, a oração do Pai Nosso. Mas o que Jesus trouxe não foi um mantra para ser repetido e repetido continuamente, Jesus estava deixando para eles um modelo fiel de uma oração que agrada a Deus.

No começo da oração do Pai Nosso, Jesus já traz um choque para sua sociedade, o Judeu sequer ousava falar o nome de Deus, e Jesus começa a oração o trazendo para uma posição de intimidade, chamando-o de Pai! Em sequência ele traz o pai para coletividade, deixando claro que Ele não é exclusivo de um só, “Pai nosso que estais nos céus”.

Jesus continua a oração exaltando o nome do Pai e deixando claro o que deve ser o anseio daquele que ora, atrair o reino de Deus para os homens e viver debaixo da sua vontade, da mesma forma que ela é feita nos céus. A oração do Pai nosso nos ensina em cada frase, como deve ser toda e qualquer oração dirigida a Deus, não em níveis de palavras engessadas, mas sobre o nosso entendimento e consciência.

Por que orar?

É uma pergunta que talvez você já tenha feito em algum momento, mas será que chegou a uma resposta que fizesse real sentido? No Salmo 139:4, o salmista afirma que antes que a palavra se forme em sua boca, o Senhor já a conheces inteiramente. Se ele já sabe o que vou falar, se já sabe o que preciso, então, por que orar?

A bíblia nos traz inúmeras passagens que retratam o povo se dedicando a uma busca a Deus intensa em oração, e em quase todas as vezes em que isso aconteceu, houve uma resposta ou ação da parte de Deus, então Deus é movido por nossas orações? Não é bem assim, percebemos nas escrituras que a oração irá nos alinhar a vontade de Deus, fato que consequentemente irá mudar a nossa oração, nos levando a orar aquilo que é coerente com o que é agradável aos olhos de Deus, e como consequência, contemplamos o seu agir.

Talvez alguém diga, “mas eu orei por uma cura, e Deus curou”, não é que você mudou a Deus, mas curar estava alinhando com a vontade soberana do criador, e ele fez conforme a sua vontade. Lembre do trecho da oração do Pai nosso que diz: “Seja feita a sua vontade, assim na terra como é no céu”.

A oração molda o caráter de quem ora, a frequência em oração gera maior intimidade entre o orador e o alvo da sua oração, mas não são orações egoístas que visam seus próprios interesses, Tiago 4:3 já nos alerta sobre esse tipo de oração e que ela não é atendida. Busca orar com a palavra, use a oração do Pai nosso como exemplo, e a sua oração estará debaixo da vontade de Deus.

Alguns efeitos da oração

  • A oração gera relacionamento entre o homem e Deus.

  • A vida de oração molda o caráter de quem ora, alinhando-o a vontade de Deus.

  • A vida de oração te faz ter experiências com Deus.

  • A oração te prepara para as adversidades da vida, alinhadas com a fé e a esperança.

  • A oração gera lucidez espiritual.

  • A vida de oração te leva a meditar cada vez mais nas escrituras sagradas.

  • A vida de oração nos lembra quem somos, pó!

Gostou desse post? Deixe seu comentário.

Leia também: Como ter uma espiritualidade real

Post anterior
Próximo post

Uoston Santos

Psicanalista e Escritor

1 Comment

  • Laryssa Cardoso

    ”Gostei bastante do texto. Por muito achei que orar era complexo, que precisava repetir as orações como ensinado na igreja católica, e que Deus era um ser inacessível e distante demais para mim. Mas aprender sobre o que é oração, me aproximou do pai. E o seu texto me ensinou muito mais. Obrigada e Parabéns!”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e receba gratuitamente um E-book para destravar a sua vida emocional.